Healtbots para saúde digital

Neste mês de dezembro foi publicado na revista Journal of Health Informatics (ISSN 2175-4411) a revisão narrativa sobre healthbots em língua portuguesa (v.13 n.4). A proposta do estudo teve por objetivo levantar e caracterizar as aplicações de healthbots em língua portuguesa, considerando seus papéis na transformação digital da jornada do paciente.

Foi realizada uma revisão de literatura narrativa pela qual se investigou a acessibilidade e a objetividade das aplicações, tendo o paciente como usuário final. Os artigos foram analisados quanto ao uso de bots, tecnologias da informação e dispositivos utilizados, objetivo das aplicações, área médica de intervenção e disciplinaridade no desenvolvimento das soluções. Como resultado, de treze artigos selecionados na busca contendo aplicações com automatização de tarefas, apenas cinco descreveram a utilização de bots.

Entende-se que os healthbots possuem potencial para aprimorar o atendimento e o cuidado, servindo como um canal contínuo (24 horas por dia, sete dias por semana) dos serviços de saúde junto aos pacientes. Oferecem uma primeira abordagem com um risco controlado à integridade física ou mental do usuário buscando promover uma ação adequada para apoiar a jornada do paciente. A automatização pode reduzir os custos financeiros das aplicações de saúde digital relacionados aos processos de teletriagem, ao reduzir a demanda de trabalho humano, aumentando a acessibilidade e a escalabilidade do serviço prestado. Os healthbots podem ampliar o acesso também no contexto geográfico alcançando zonas urbanas periféricas e até mesmo rurais.

Entretanto, nota-se que é necessária a ampliação da discussão a respeito da segurança de dados, da inclusividade da Internet e do aprimoramento da própria jornada do paciente para a disseminação e melhor aplicação dos healthbots no País. Porém, observa-se a necessidade de uma avaliação mais criteriosa da experiência do paciente como usuário das aplicações e como elas intervêm nessa jornada, apresentando efetivamente os benefícios do uso de bots no processo de cuidado híbrido.

Para acessar o artigo completo clique em: Aplicação de healthbots em língua portuguesa: revisão narrativa

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *