Enfermeira virtual Sara: veja como ela ajuda a diminuir custos com saúde
Os assistentes virtuais ajudam a trazer eficiência para muitas áreas de negócio. Na saúde não é diferente, permitindo integrar a tecnologia ao cuidado humanizado. Pensando nisso e em trazer mais um canal inovador e diferenciado aos participantes de seus programas clínicos, a Sharecare decidiu desenvolver e apresentar ao mercado sua própria enfermeira virtual.
Batizado com o nome de Sara, o personagem foca no atendimento personalizado e de alta qualidade. A assistente virtual da Sharecare atua desde o primeiro contato com os pacientes, favorecendo o engajamento e auxiliando no alcance dos melhores resultados na saúde. Com isso, pode-se observar uma resolução mais rápida para os problemas e, ainda, a redução de custos para as empresas e operadoras de saúde.
Ainda existem outros benefícios. Afinal, a enfermeira virtual Sara surgiu da necessidade de criar um modelo híbrido coordenado, que unisse a expertise clínica da Sharecare com a inovação tecnológica.
Quer ver quais vantagens sua empresa pode alcançar com essa novidade? Acompanhe o conteúdo até o final e fique por dentro!
Coleta de dados com rapidez
A enfermeira virtual Sara conduz interações estratégicas via chatbot, o que contribui para que os participantes dos programas clínicos da Sharecare tenham uma experiência mais fluida e para que o engajamento com os cuidados de saúde seja aprimorado. No entanto, ainda existe outra funcionalidade importante nessa tecnologia: a coleta de dados .
O sistema facilita e torna mais conveniente a interação do usuário ao longo de toda sua jornada clínica Sharecare. Assim, as informações trocadas com a enfermeira virtual alimentam o prontuário eletrônico de forma automática. Em seguida, os dados de cada paciente são integrados e centralizados.
A consequência é a personalização dos protocolos clínicos. Eles são aplicados para garantir que a equipe de consultores de saúde trabalhe mudanças comportamentais e demais pontos de melhoria, de acordo com a realidade do indivíduo. Em outras palavras, o profissional especializado consegue focar em assuntos mais importantes e aprofundar no cuidado com o paciente.
Ele deixa, portanto, de gastar tempo com coletas simples de informação, uma vez que o chatbot executa esse trabalho de forma automatizada. Assim, quando o atendimento começa, todos os dados necessários já estão à disposição. Para o paciente, por outro lado, é a oportunidade de receber cuidado personalizado por meio do seu canal de preferência.
Além disso, a atendente virtual Sara é capaz de fazer uma triagem dos dados coletados durante a interação e até mesmo identificar o canal ao qual o usuário deve recorrer, como Centro de Valorização da Vida ou Ligue Saúde, central telefônica da Sharecare capaz de auxiliar na solução de possíveis questões de saúde, 24 horas por dia, 7 dias na semana, evitando o deslocamento desnecessário ao ponto-socorro.
Resolução de problemas mais simples
A enfermeira virtual Sara foi desenvolvida a partir de recursos de inteligência artificial. Por isso, garante agilidade e precisão na resolução de problemas simples trazidos pelos colaboradores. Isso acontece por meio da coleta de dados, já explicada, e pela aplicação de instrumentos para identificação de riscos ou necessidades de saúde, a partir de árvores decisórias mais simples.
Com a inteligência artificial, os chatbots também podem aprender ao longo de seu processo evolutivo, a partir de uma série de fontes de dados usadas para aprimorar seu comportamento. Dentro desse escopo, estão incluídas informações sobre produtos, serviços e protocolos de atendimento, além do histórico de contatos com a Sharecare. Desse modo, é possível responder e/ou direcionar qualquer tipo de queixa.
Automação e centralização dos dados
A inteligência artificial tem como característica a simulação do comportamento humano em máquinas. Por isso, automatiza atividades e garante a integração entre saúde humanizada (high touch) e digital (high tech). É isso que a enfermeira virtual Sara faz.
Por meio dos algoritmos de inteligência artificial, é possível ter acesso a um grande número de informações, o que facilita a identificação de problemas em estágio inicial.
Essa característica é ainda mais eficiente para questões mais simples. Assim, fica claro que os canais digitais são um dos pilares para o engajamento do usuário e para o cuidado híbrido. Conforme a gerente de Marketing e UX da Sharecare, Fernanda Rodrigues:
O cliente busca a centralização das informações de saúde em um único lugar, da melhor forma possível. O comportamento e as preferências de cada paciente não seguem um padrão. Por isso, as jornadas devem ser personalizadas. Unindo a estrutura da plataforma Sharecare à enfermeira Sara e à equipe de consultores de saúde, conseguimos atender as necessidades clínicas do paciente e ainda proporcionar a melhor experiência.
Otimização de tempo
A tecnologia da enfermeira digital Sara economiza tempo na identificação do problema, resolvendo ou encaminhando a situação do colaborador o quanto antes. Isso acontece porque as informações são cruzadas e é feita uma notificação em tempo real para o consultor de saúde sobre potenciais doenças e mudanças no estado de saúde.
Com as informações fornecidas pelos participantes dos programas clínicos da Sharecare e as interações com os serviços no mundo real, a enfermeira virtual guia o paciente para o uso eficiente dos recursos.
Sendo assim, as pessoas se tornam o centro do cuidado, ao mesmo tempo que as empresas conseguem gerenciar o custo de maneira mais adequada e alcançar resultados melhores. Além disso, a indicação de encaminhamento para o Ligue Saúde, em alguns casos, permite agilizar o diagnóstico preciso e a otimização do tempo nesse processo.
Redução de impactos na produtividade
Por combinar iniciativas high tech e high touch, a enfermeira virtual Sara eleva o nível de satisfação, conscientização e engajamento dos usuários. Para as empresas e as organizações parceiras da Sharecare, essas conquistas começam com a melhoria dos hábitos da população e dos indicadores gerais de saúde.
Isso porque a rapidez e a precisão proporcionadas pela Sara ajudam o colaborador a mudar seus hábitos rotineiros e ter uma vida mais equilibrada, tanto nos aspectos mentais quanto nos profissionais e sociais. Assim, ele desempenhará sua função com muito mais produtividade e o retorno sobre o investimento (ROI) – que na Sharecare é calculado por uma metodologia desenvolvida em Harvard – será maior.
Armazenamento de dados
Todos os dados coletados pela enfermeira virtual Sara são armazenados de forma segura em um ambiente na nuvem. Com isso, podem ser acessados a qualquer momento, o que garante aos profissionais de saúde a possibilidade de atender melhor os pacientes. Afinal, quando a pessoa chega perante o consultor, ele já tem todas as informações referentes ao diagnóstico, as etapas já completas em sua jornada clínica e os próximos passos a serem seguidos.
O armazenamento dos dados ainda oferece redução de custos, que podem chegar a 30% menos, conforme a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). Isso acontece porque você deixa de usar arquivos físicos e mantém todos os documentos e históricos do paciente disponíveis para serem acessados por meio de uma busca rápida.
Assim, ganha-se em eficiência e fica viável oferecer um atendimento personalizado aos pacientes, com possibilidade de identificar ocorrência de problemas hereditários e outras variáveis que interferem nos diagnósticos.
Em suma, o uso da inteligência artificial apoia as tomadas de decisão e favorece o alcance de bons resultados. Segundo a especialista em marketing digital na Sharecare, Carolina Agueda:
Para entregarmos as melhores soluções às empresas que contratam nossos serviços, trabalhamos para que a Sharecare esteja preparada para engajar o paciente no canal de comunicação de sua preferência, com uma linguagem amistosa e empática cuidadosamente pensada, para que o usuário se sinta seguro e acolhido, tendo a Sara como uma forte referência durante a sua jornada.
Assim, a gestão de pessoas é mais eficaz, sempre prezando a qualidade de vida e o bem-estar. Ao mesmo tempo, gerencia os custos e evita os gastos excessivos com saúde, especialmente no que se refere à sinistralidade do plano de saúde.
Agora, você já sabe que vale a pena contar com a enfermeira virtual Sara e implementar as soluções da Sharecare na sua empresa. Depois é só ver os impactos positivos surgirem, tanto no que se refere à otimização de processos e resultados quanto à redução de custos com saúde.
Fonte: https://docmanagement.com.br/01/17/2020/enfermeira-virtual-sara-veja-como-ela-ajuda-a-diminuir-custos-com-saude/
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!