Avanços médicos: digital therapeutics + cuidado híbrido
Neste mês de novembro, foi publicado na revista Einstein (vol. 18) um importante texto sobre a aplicação do cuidado híbrido como mecanismo de ação na construção de uma terapêutica digital (DTx).
O artigo descreve o emprego de meios digitais para aprimorar e apoiar os tratamentos médicos atuais. A DTx fornece intervenções terapêuticas baseadas em evidências para pacientes, que são orientados por software para prevenir, gerenciar ou tratar um distúrbio ou doença médica. São usados independentemente ou em conjunto com medicamentos, dispositivos ou outras terapias para otimizar o atendimento ao paciente e os resultados de saúde. São semelhantes aos populares aplicativos de bem-estar, mas com uma diferença fundamental: concentram-se no fornecimento de resultados clínicos. Em linhas gerais, são tratamentos comportamentais baseados em evidências entregues online, que podem aumentar a acessibilidade e a eficácia dos cuidados de saúde. É a junção de atividades envolvendo o atendimento presencial e o cuidado digital com o objetivo de prover um acompanhamento do desempenho do paciente em seu autocuidado.
Sobre o cuidado híbrido, o mesmo atua como extensão do atendimento físico, não importando a proporção do uso de cada um, no processo de cuidado do indivíduo assistido (jornada completa do paciente). Funciona como uma ponte entre a prestação tradicional de assistência presencial e as soluções de Saúde Digital.
Para leitura acesse o link: https://journal.einstein.br/pt-br/article/aplicacao-do-cuidado-hibrido-como-mecanismo-de-acao-na-construcao-de-uma-terapeutica-digital/