Artigo destaca as contribuições e tendências da área de ciência de dados em saúde

Foi publicado na revista saúde.com (V. 17 N. 3) o artigo intitulado “Ciência de dados em saúde: contribuições e tendências para aplicações” escrita pelo pesquisador Antonio Valerio Netto, Ph.D. O pesquisador possui pós-doutorado em biotelemetria e analíticos pelo IEP do Hospital Sírio-Libanês, Doutorado em computação e matemática computacional pela USP e especialização em informática em saúde pela UNIFESP. Entre 2019 e 2021 foi professor visitante em ciência de dados e telemedicina na Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP). Atualmente, atua como head de projetos no InovaHC do HCFMUSP.

O propósito do artigo é explicar os conceitos envolvidos com a temática de ciência de dados em saúde apresentando os seus campos de atuação e possíveis aplicações focadas na saúde do usuário. Compreende-se que o trabalho de entendimento dos dados promete transformar a nossa atual compreensão da saúde e visa fornecer novos insights, como também, permitir inovar na prestação de serviços relacionados ao cuidado dos pacientes. Além disso, demonstrar as diferenças funcionais e técnicas em comparação com as outras áreas do conhecimento que tem como base a coleta, organização, análise e visualização de dados médicos, de gestão hospitalar e de saúde populacional. Além de construir um arcabouço do conhecimento para aprimorar as definições envolvidas com a temática e apresentar por meio das aplicações a sua real contribuição para área de saúde.

Acesse o artigo pelo link: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/6290

Para o mês de novembro desse ano está previsto o lançamento do livro CIÊNCIA DE DADOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ÁREA DA SAÚDE. A proposta desse livro é ser uma “porta de entrada” do leitor para os processos envolvendo a aquisição e interpretação dos diversos tipos de dados oriundos da área de saúde. O objetivo é que esse leitor tenha uma noção clara de como analisá-los utilizando ferramentas baseadas em algoritmos inteligentes. O livro foi escrito pensando no público de gestores nas áreas de saúde, tecnologia da informação (TI), etc. e de alunos de graduação e pós-graduação que desejam entender as perspectivas da união dessas áreas. Além, é claro, do público em geral que se interessa por informações técnicas relacionadas a ciência de dados, inteligência artificial, inovação e tecnologia em saúde.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *