Aplicação de IA para processos de teletriagem em plataformas de telemonitoramento contínuo
Com o avanço dos processos envolvendo saúde digital, a teletriagem vem ganhando um papel essencial junto a atenção primária a saúde, permitindo que os pacientes recebam uma primeira avaliação de forma rápida e eficiente, sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde. Mas como garantir que esse processo seja realizado de maneira eficaz, com a precisão e a agilidade necessárias de forma escalonável durante 24 horas; 7 dias por semana, sem impactar os custos com a contratação de grande contact centers para realização desse serviço?
Uma solução prática é a aplicação da Inteligência Artificial (IA) em plataformas de cuidado híbrido, onde o processo de teletriagem automatizado identifica situações e comportamentos de risco com base no histórico médico (pré-existente no sistema) e nas respostas da anamnese (nível 1 de atendimento) do paciente. A partir daí, a plataforma avalia a urgência do caso e recomenda o tipo de atendimento necessário: recomendações virtuais para casos leves (envio de boas práticas por meio vídeos e textos curtos baseados em microlearning) e até mesmo, encaminhamentos imediatos para o pronto socorro/ pronto atendimento. Isso otimiza o fluxo de atendimento, inclusive diminuindo filas, aprimora a capacidade de resposta dos profissionais de saúde e melhora a experiência do paciente.
Imagine uma plataforma de telemonitoramento baseada em cuidado híbrido que coleta dados fisiológicos em tempo real, como pressão arterial, glicose, peso corporal e outros parâmetros vitais. Ao integrar IA nesse processo, é possível analisar essas informações de maneira contínua e precisa, identificando padrões críticos e direcionando os casos prioritários. Essa anamnese realizada pelo nível 1 executada pela IA, pode, inclusive, encaminhar o paciente para um atendimento nível 2 com um profissional da área de enfermagem, ou até mesmo, sugerir uma teleconsulta ou consulta presencial com o médico conforme a necessidade.
Aplicação dessa tecnologia não apenas melhora a eficiência do atendimento, como também garante que as equipes de saúde possam focar nos casos mais urgentes, enquanto pacientes com quadros mais leves recebem orientações imediatas de boas práticas. O uso de IA na teletriagem acelera encaminhamentos, reduz filas, e personaliza o cuidado, oferecendo uma experiência mais conectada e centrada no paciente.
O uso da IA na teletriagem não só aumenta a eficiência e a agilidade no atendimento, como também contribui para uma gestão proativa da saúde do paciente. Com a aplicação dessas soluções, podemos transformar o cuidado preventivo e melhorar significativamente os resultados de saúde populacional.
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