Artigo pioneiro destaca o cuidado híbrido no telemonitoramento de idosos crônicos

Uma das principais revistas de tecnologia em saúde do Brasil, o Journal of Health Informatics, trás na sua quarta edição de 2018, um artigo onde cunha o termo CUIDADO HÍBRIDO. Trata-se da junção de atividades envolvendo o cuidado digital que pode estar relacionado a um processo automático ou não, onde se faz uso de equipamentos eletrônicos para medição e comunicação com o objetivo de prover um acompanhamento do idoso em apoio ao cuidado físico. No processo do cuidado híbrido, o cuidado digital atua como extensão do atendimento físico. Neste caso, um é complementar ao outro, não importando a proporção do uso de cada um, no processo de cuidado do individuo assistido.

O artigo intitulado “Avaliação de tecnologia de telemonitoramento e biotelemetria para o cuidado híbrido para o idoso com condição crônica” descreve um trabalho de pesquisa que versou sobre a avaliação da aplicação, usabilidade e o impacto diário junto a um grupo de idosos com condição crônica de uma plataforma de cuidado digital associado ao cuidador físico em uma instituição de longa permanência.

A atividade foi realizada introduzindo na jornada diária do idoso, a medição da pressão arterial e o acompanhamento por uma central de atendimento. Os dados foram adquiridos por meio de um smartwatch com acesso a Internet e de um medidor de pressão com bluetooth. Posteriormente, esses dados foram analisados e conforme o resultado foi gerado uma intervenção. A experiência obtida com o teste permitiu elencar fatores relevantes relacionados à usabilidade, processo de medição, engajamento do grupo de idosos e entender a relação entre os cuidador digital e o cuidador físico.

O trabalho permitiu entender a rotina utilizada no processo da adoção por parte dos idosos participantes junto ao sistema de cuidado híbrido. Além disso, foi possível observar razões para concluir que é positiva a aplicação desse tipo de tecnologia para acompanhar se o idoso está aderindo ao tratamento medicamentoso, evitando, por exemplo, idas desnecessárias ao pronto socorro ou pronto atendimento.

Link para o artigo: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/602